A aquisição de uma casa é um sonho partilhado por uma grande percentagem de Portugueses. No entanto, este sonho só é possível na maioria dos casos recorrendo ao financiamento bancário ou crédito de habitação.
Financiamento bancário pode ser para muitos uma palavra que transmite muitas
dúvidas, incertezas e questões. Tudo o que precisa de saber sobre esta temática irá ser
explicado neste artigo.
Como funciona o crédito à habitação?
Neste processo é necessário começar por fazer uma pesquisa para conhecer as
soluções do crédito à habitação que existem no mercado.
Consequentemente reunir com as várias instituições bancárias, onde lhe irão
apresentar várias propostas com diferentes condições.
Analise detalhadamente cada uma delas e verifique qual a solução que se adequa ao
seu caso em específico.
Contudo, pode tornar todo este processo muito mais simples se procurar a ajuda de um
consultor imobiliário especializado que irá encontrar por si as melhores condições de
mercado.
O crédito de habitação é um produto bancário com o tipo de contratos de crédito mais
barato do mercado, uma vez que tem associada uma garantia de um ativo real. Esta é
uma opção de crédito que oferece a possibilidade alargar em muito o prazo de
pagamento, o que resulta em prestações mais reduzidas quando comparadas com os
créditos pessoais ou outros créditos de curto prazo.
Quais são as fases de um processo de financiamento bancário para habitação?
O processo de pedido de crédito à habitação passa por um conjunto de etapas que
podem ter a duração máxima de três meses até a aprovação do crédito, variando
consoante o caso.
Enumeramos abaixo os vários procedimentos burocráticos que irão ocorrer até a
aprovação do financiamento bancário, são eles:
o Envio de documentação;
o Pré-aprovação do crédito para comprar casa;
o Avaliação do imóvel;
o Realização da escritura de compra e venda;
Quais os documentos necessários?
Ao longo do pedido de financiamento bancário existem vários documentos irão ser
solicitadas à medida que o processo vai avançado. Listamos os documentos
necessários em cada uma das fases do processo pela respetiva ordem:
1ª fase do processo: análise e pré-aprovação
• Documento de identificação legível e atualizado;
• Última Declaração de IRS;
• Declaração de rendimentos;
• Declaração de vínculo contratual (emitida pela entidade patronal);
• Recibos Verdes (últimos 6 meses);
• Recibos de vencimento (últimos 3 meses);
• Nota de liquidação de IRS do ano anterior;
• Extratos bancários (últimos 3 meses);
• Declaração de início de atividade (se aplicável);
• Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal;
• Comprovativo IBAN;
• Comprovativo da morada;
• Último extrato de cada um dos seus cartões de crédito;
2ª fase do processo: avaliação / avaliação do imóvel
• Caderneta Predial;
• Código da certidão permanente da empresa;
• Certidão de teor do imóvel;
• Plantas do imóvel;
3ª fase do processo: adjudicação e marcação de escritura
• Licença de construção/obras;
• Licença de utilização;• Projeto de construção aprovado;
• Extratos bancários da empresa (últimos 3 meses);
• Escritura de hipoteca;
• Direito de Preferência;
• Contrato de arrendamento de imóveis arrendados;
• Orçamento das obras com descrição dos trabalhos a realizar;
• Declaração de IVA da empresa (últimos 2 trimestres);
• IES / balancete da empresa;
• Certificado Energético;
Está perdido com todos os procedimentos burocráticos que o processo de financiamento bancário pode envolver?
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